Pagamentos via boleto poderão ser processados no mesmo dia a partir desta sexta (15)

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informou que a partir da próxima sexta-feira (15) o processamento dos boletos poderá ser realizado no mesmo dia do pagamento.

De acordo com a entidade, quando a pessoa realizar um pagamento até às 16h30, o cobrador poderá receber o dinheiro ainda no mesmo dia, dependendo do contrato que ele tenha com a instituição financeira.

Em um movimento para modernizar e agilizar o meio de pagamento, a medida englobará 136 bancos e será mandatória.

Na prática, nada muda para quem está pagando, somente para quem recebe.

“A mudança trará mais agilidade para o cobrador e irá beneficiar muito o comércio. No caso do e-commerce, por exemplo, vemos também vantagens para os compradores, que poderão ter o processo de entrega de mercadorias feito com mais rapidez”, avalia Walter Faria, diretor-adjunto de Serviços da Febraban em nota da entidade.

A modernização ocorre em um momento no qual o Pix desbanca outros meios de transferência e se consolida como preferência.

A praticidade da ferramenta já remodelou o mercado, com o fim das transferências via DOC e TEC neste ano.

Apesar disso, o boleto ainda é um meio de pagamento que acompanha o dia a dia das pessoas para pagamento de escolas, academias, condomínios, planos de saúde, consórcios, financiamentos, cartões de crédito e cobrança entre empresas.

“No início desta mudança, a estimativa é que cerca de 57% dos boletos possam ser processados no mesmo dia, enquanto 43% seriam no prazo de um dia útil. Assim que a modernização estiver implantada, funcionando sem nenhuma ocorrência técnica, a ideia é iniciar os estudos para trazer toda a liquidação de boletos para o prazo D+0 (no mesmo dia)”, diz Faria.

Mudanças para otimizar segurança
O sistema bancário já realizou no passado outras mudanças no pagamento de boletos para o tornar mais seguro e prático.

Em 2017, entrou em operação o sistema de pagamento de boletos, batizado de Plataforma Centralizada de Recebíveis (PCR).

A PCR exigiu investimentos de R$ 500 milhões por parte dos bancos para que o sistema antigo de cobrança fosse atualizado com novos processos e tecnologias. Dentre as mudanças, passou-se a permitir que boletos vencidos fossem pagos em qualquer banco.

A Febraban estima que o novo sistema mitigou o equivalente a R$ 450 milhões em fraudes por ano.

Fonte: CNN Brasil

Cadastre-se para receber nossa Newsletter

@
Estou ciente de que os dados fornecidos são exclusivamente para cadastro mencionado no formulário, para contato ou envio de newsletter. Após finalização, os dados serão armazenados pelo Sindetrap de forma segura, apenas com a finalidade de manter histórico de atividades realizadas e sem hipótese de transmissão a terceiros, conforme Lei Nº 13.709 - Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD)