Proposta polêmica: Estados buscam aumentar ICMS de 17% para 25% em pequenas compras

Uma proposta envolvendo o ICMS, atualmente em discussão nos estados brasileiros, está gerando controvérsia no cenário do comércio online. Trata-se do aumento da alíquota do ICMS para compras internacionais, que poderá passar de 17% para 25%.

Assim, caso aprovada, essa medida impactaria diretamente os produtos adquiridos em varejistas estrangeiras como Shein, AliExpress e Shoppee. Entenda os detalhes desse debate e suas possíveis repercussões.

O debate sobre o aumento do ICMS
A proposta de aumento do ICMS para compras internacionais tem gerado intensos debates entre os estados e setores da indústria nacional. O objetivo seria equiparar a tributação desses produtos ao ICMS estadual, visto que o Imposto de Importação federal está zerado para compras de até US$ 50.

No entanto, essa medida tem sido objeto de preocupação por parte de diversas entidades empresariais e da população em geral.

A Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e representantes de setores como calçados e vestuário têm pressionado o governo federal a rever a isenção do Imposto de Importação para compras internacionais de até US$ 50. A justificativa é que essa isenção prejudica a indústria nacional, que enfrenta uma concorrência desleal com os produtos importados.

Discussão na reunião do Comsefaz
O Conselho Nacional de Secretários de Fazenda (Comsefaz) tem sido o palco principal para a discussão sobre o aumento do ICMS. A proposta de elevar a alíquota para 25% está sendo considerada como uma forma de regularizar as operações e combater a sonegação de tributos. No entanto, a decisão final ainda depende da aprovação nas Assembleias Legislativas dos Estados.

Caso o aumento do ICMS seja aprovado, os consumidores brasileiros podem sentir o impacto direto em seus bolsos, já que o custo de produtos adquiridos em varejistas internacionais tende a aumentar significativamente.

Ação no STF
Por outro lado, a isenção do Imposto de Importação para compras de até US$ 50 está sendo questionada no Supremo Tribunal Federal (STF) por meio de uma ação movida pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e pela Confederação Nacional do Comércio (CNC).

O governo aguarda a decisão do STF antes de tomar qualquer iniciativa nessa área, o que adiciona mais um elemento de incerteza a esse debate em curso.

O aumento do ICMS para compras internacionais é uma proposta polêmica que levanta questões importantes sobre a tributação no comércio online e o equilíbrio entre a concorrência nacional e internacional.

Fonte: Seu Crédito Digital

Cadastre-se para receber nossa Newsletter

@
Estou ciente de que os dados fornecidos são exclusivamente para cadastro mencionado no formulário, para contato ou envio de newsletter. Após finalização, os dados serão armazenados pelo Sindetrap de forma segura, apenas com a finalidade de manter histórico de atividades realizadas e sem hipótese de transmissão a terceiros, conforme Lei Nº 13.709 - Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD)