Governo lança Programa Acredita, que estimula crédito para MEIs

O governo lançou nesta segunda-feira (22) o Programa Acredita, em evento no Palácio do Planalto. O projeto é inspirado no programa Desenrola Brasil , mas focado em Microempreendedores Individuais (MEIs) e em oferecer crédito. O objetivo é incentivar a renegociação de dívidas para MEIs e para micro e pequenas empresas, para, dessa forma, impulsionar a geração de renda, emprego e o crescimento econômico.

Segundo o ministro Márcio França, da pasta de Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte do Brasil, o programa estará disponível a partir de amanhã (23). Ele destacou ainda que dentre os 15 milhões de MEIs, 7 milhões têm dívidas com o governo.

O Acredita cria ainda o programa ProCred 360, que é uma "iniciativa que estabelece condições especiais de taxas e garantias por meio do Fundo Garantidor de Operações (FGO) para operações destinadas a MEIs e microempresas com faturamento anual limitado a R$ 360 mil".

O ProCred 360 disponibiliza de taxas de juros competitivas, fixadas em Selic + 5% ao ano. Além disso, o programa permite o "pagamento de juros no período de carência, contribuindo para uma melhor organização financeira dos tomadores de crédito", segundo o Planalto.

Em relação às empresas de porte até médio, com faturamento de até R$ 300 milhões, a medida diminui os custos do Programa Emergencial de Acesso a Crédito (Peac), com 20% de redução do Encargo por Concessão de Garantia (ECG).

Nas redes sociais, Lula afirma que o programa é histórico e vai mudar a vida de milhões de brasileiros.

"Todas as pessoas vão ter acesso a um crédito agora, organizado pelo nosso governo. Eu acho que é o maior programa de inclusão de crédito financeiro da história desse país", disse o presidente.

Durante o evento, o petista afirmou que "não tem nada mais imprescindível para uma sociedade do que oportunidade e crédito. O banco não foi preparado para receber pobre, por isso, o que nós estamos fazendo é criando as condições e o direito de ganhar um crédito".

E acrescentou: "Muito dinheiro na mão de poucos significa pobreza, significa desnutrição, significa fome, significa favela, significa que a maioria não tem nada, mas se você estabelecer um critério em que muitos tenham o pouco, a gente muda a cara da sociedade brasileira".

Eixos
O Acredita possui quatro eixos. O primeiro (“Acredita no Primeiro Passo”) é indicado ao microcrédito para inscritos no CadÚnico. O segundo (“Acredita no seu negócio”) é para as empresas, por meio do Desenrola Pequenos Negócios e Procred 360.

Há também uma base que mira a criação do mercado secundário para crédito imobiliário. O quarto eixo é o Eco Invest Brasil – Proteção Cambial para Investimentos Verdes (PTE), cujo objetivo é incentivar o investimento internacional em projetos sustentáveis no Brasil.

Fonte: IG

Cadastre-se para receber nossa Newsletter

@
Estou ciente de que os dados fornecidos são exclusivamente para cadastro mencionado no formulário, para contato ou envio de newsletter. Após finalização, os dados serão armazenados pelo Sindetrap de forma segura, apenas com a finalidade de manter histórico de atividades realizadas e sem hipótese de transmissão a terceiros, conforme Lei Nº 13.709 - Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD)